Purple Day é um dia de movimento internacional dedicado a conscientização sobre a epilepsia.
Foi criado em 2008, por Cassidy Megan uma criança na época com nove anos, de Nova Escócia no Canadá, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS).
Cassydi escolheu a cor roxa para representar a epilepsia por causa da lavanda. A flor de lavanda também é frequentemente associada com a solidão, que representa o sentimento de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem, assim em lugar algum do mundo jamais deverão sentir-se sozinhos, exatamente como na plantação de lavanda.
A epilepsia atinge pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças e idosos. Estima-se que cerca de 3 milhões de brasileiros e um total de 50 milhões de pessoas no mundo convivam com a síndrome (Dados da Liga Brasileira de Epilepsia – LBE e da OMS).
Recomendações:
Quem estiver diante da pessoa em crise devem, sobretudo, manter a calma.
Deve-se ter cuidado para que a pessoa não se machuque enquanto estiver tendo abalos musculares. O ideal é apoiar a cabeça em uma superfície confortável (pode-se colocar um travesseiro, por exemplo);
Virar o rosto da pessoa de lado, para que não haja acúmulo de saliva e não haja perigo de engasgar com esta ou com o próprio vômito.
Não se deve interromper os movimentos durante uma crise, nem tentar segurar a língua ou introduzir dedos, objetos rígidos na boca desta pessoa.
Comments